1ª Feira de Ciências da PUC 2016

O CEEP NEWTON FREIRE MAIA participou da 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS DA PUC 2016 com diversos projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos em Paisagismo, Meio Ambiente, Sistemas de Energias Renováveis e Agropecuário.

Ao final da Feira, o CEEP NEWTON FREIRE MAIA recebeu A HOMENAGEM DE “MENÇÃO HONROSA” pela atuação dos professores e alunos junto a feira de ciências, representados pela Professora Salete de Paula.

RELAÇÃO DOS PROJETOS APRESENTADOS:

CURSO DE TÉCNICO EM PAISAGISMO

ORIENTADORA: PROF. LUCIENE SOARES

Alunas: Bruna Maia e Tayna Padilha

Projeto: IMPLANTAÇÃO DE HORTOS MEDICINAIS DO RELÓGIO DO CORPO HUMANO EM ÁREAS URBANAS

Resumo: Este projeto pode ser implantado em escolas, beneficiando professores, funcionários e alunos. Pode também ser implantado em empresas, beneficiando funcionários e clientes. E pode ainda ser implantado em praças e outros lugares públicos, beneficiando toda a comunidade ou em residências, beneficiando todos os familiares.

O Relógio do corpo humano foi criado na china há muitos séculos atrás e, segundo a medicina chinesa, há um horário para tratar cada parte do corpo humano. O chá que for ingerido nesse período de tempo terá seu efeito potencializado.

A implantação do horto do relógio do corpo humano nas escolas deve melhorar a qualidade de vida de toda comunidade escolar através da redução de problemas de saúde e o contato com a natureza. A implantação em empresas, locais públicos e residências trará os mesmos benefícios para todos os envolvidos. Além disso, esse projeto é um incentivo à sustentabilidade, reduzindo-se a compra de remédios (e o descarte das embalagens) e aproveitando-se espaços ociosos.

 

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

ORIENTADORA: PROF. LUCIENE SOARES

Alunos: : Alana Caroline da Silva

Nicole Santana da Silva

Rodrigo Lins da Costa

Stephanie Cristiny Ribeiro do Espírito Santo

 

Projeto: RECOMPOSIÇÃO DA MATA CILIAR DO RIO CANGUIRI DA REPRESA DO IRAÍ COM MUDAS PRODUZIDAS NO VIVEIRO DO CEEP NEWTON FREIRE MAIA

O projeto tem como objetivo a implantação de um viveiro de mudas nas dependências do CEEP Newton Freire Maia, para a produção de espécies nativas que serão utilizadas na recomposição da mata ciliar da APA do Iraí – Pinhais.

A produção de mudas na escola proporciona ao aluno aprender a importância da preservação do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida, bem como os principais métodos de propagação de plantas.

A recomposição da mata ciliar promove a melhoria da qualidade da água através da preservação das margens e a diminuição de impurezas na água, contribuindo para um ambiente saudável com melhor qualidade de vida para todos.